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Estimação da Função de Procura do Metro de Lisboa: uma abordagem com séries temporais mensais

Aluno: Nuno Miguel Azevedo AparÍcio


Resumo
Um serviço de transportes públicos eficiente e capaz de servir a população local de modo acessível é um dos principais motores para um saudável desenvolvimento de uma economia num mundo cada vez mais globalizado e com uma crescente necessidade de aumentos na rapidez de processos. Como tal, com o intuito de tornar o serviço prestado pelo Metro de Lisboa cada vez mais eficiente, torna-se imperioso a estimação das principais componentes da função de procura deste bem de modo a se conseguir obter as elasticidades associadas a estas variáveis chave e, assim, proceder com maior robustez na aplicação de políticas. Como tal, este estudo procura através de uma base de dados recolhida a partir de dados do INE, PORDATA, Metro de Lisboa, entre outros, para o período compreendido entre janeiro de 2004 e dezembro de 2016, estimar a função de procura associada ao ML com base no seu número de passageiros e, consequentemente, as elasticidades de curto e de longo prazo associadas a cada variável através do modelo de correção de erros. Encontra-se também evidência da existência de cointegração entre as variáveis com recurso dos métodos de estimação SOLS, DOLS, FMOLS e CCR, pelo que se conclui que existem relações de equilíbrio de longo prazo entre as variáveis em estudo, sendo estes efeitos de longo prazo mais pronunciados do que os efeitos de curto prazo.


Trabalho final de Mestrado