Search button

Modelação do interesse de vídeos de música medido pelo número de procuras na internet via Google Trends

Aluno: Maria Mabel De Barros Lima


Resumo
O mercado da música mundial continua a se expandir em novos mercados e criar novos negócios, atraindo cada vez mais usuários para os serviços de música sob o formato digital. A receita gerada pela indústria da música digital apresentou um crescimento de 4,3% de 2012 para 2013 (de US$ 5.6 bi para US$ 5.9 bi), já representa 39% da receita total gerada no mercado mundial. Para uma melhor compreensão da natureza do ciclo de vida do formato digital da música emergente, buscou-se estudar os vídeos de música da internet, dado a sua importância na indústria da música, por ser um dispositivo de marketing destinado, principalmente, a promover as vendas de gravações de música, por ser um importante contributo para a comercialização da música popular e dado a ausência de literatura de caráter qualitativo e quantitativo subjacente. Esta dissertação pretende propor um modelo capaz de descrever a dinâmica dos vídeos de música ao longo do tempo, ou seja, de como se dá o interesse coletivo por um determinado vídeo de música. A base empírica deste estudo consiste em séries temporais de vídeos de música (dados semanais) relacionando frequências de busca disponíveis a partir do Google Trends. Empiricamente avaliou-se o desempenho do modelo proposto, usando métodos de estimação não lineares de séries temporais. Os resultados obtidos permitem distinguir os vídeos de música de internet de curta duração de outros mais duradores.


Trabalho final de Mestrado