Aluno: JoÃo Pedro Ferreira Geraldes
Resumo
O objetivo principal deste estudo é apresentar uma aplicação da análise fatorial à área da saúde, através de uma base de dados, referente a um estudo comportamental sobre o serviço clínico/hospitalar.
Com o auxilio do método das componentes principais, com rotação ortogonal e normalização de Kaiser, detetam-se três fatores: relação entre paciente e colaborador (Fator 1); satisfação do colaborador (Fator 2) e satisfação global do paciente (Fator 3).
Forma estimados três modelos de regressão linear, com cada um dos três fatores como variável dependente, e concluiu-se que: o aumento do número de pessoas no agregado familiar piora a relação colaborador/paciente e origina menor satisfação tanto no colaborador como no paciente; os pacientes trabalhadores por conta de outrem têm uma melhor relação colaborador/paciente e originam uma menor satisfação tanto no colaborador como no paciente, comparativamente aos pacientes sem ocupação profissional; pacientes com formação superior originam maior satisfação, tanto no colaborador como no paciente, comparativamente a pacientes com, no máximo, ensino básico; pacientes com ensino secundário originam maior satisfação no paciente, comparativamente a pacientes com, no máximo, ensino básico.
Trabalho final de Mestrado