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Comportamento online dos portugueses e identificação dos fatores de conversão

Aluno: JoÃo Pedro Pires Dos Santos


Resumo
O presente estudo tem como objectivo a determinação de indicadores avançados que permitam identificar indivíduos susceptíveis de se converterem a um sítio online relativo aos sectores da banca e seguros. Para tal, a partir de uma amostra que contém informação comportamental online de um painel de utilizadores portugueses, foi feita uma análise descritiva aos dados, seguida da estimação de dois modelos de regressão logística respeitante a cada sector alvo de análise. A análise descritiva aos dados demonstra que variáveis demográficas, tais como idade, região, sexo e situação laboral do indivíduo, foram relevantes na distinção dos indivíduos convertidos e não convertidos. Do primeiro modelo logit estimado, relativo à banca, retiramos o motor de busca e a combinação de indicadores comportamentais com características demográficas, como as variáveis que melhor prevêem a conversão de um indivíduo no sector. Jovens com idades entre os 18 e 30 anos, recentemente pais, que passam muito tempo em casa e não estão habituados à internet, constituem um dos perfis mais destacados na probabilidade de ocorrência do evento conversão em banca. Relativamente à segunda regressão estimada, para os seguros, conclui-se que o último clique antes da conversão é o mais relevante. Um indivíduo é mais passível de se converter ao sector de seguros, partindo directamente da página de uma grande empresa. Este fenómeno está implicitamente relacionado com os funcionários que beneficiam de seguro de saúde de uma dada empresa.


Trabalho final de Mestrado