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Social Media impact on Stock Prices

Aluno: Eliano Patricio Macedo Marques


Resumo
Este documento explora o impacto do social media nos preços das ações. Para medir tal impacto, foi construído uma plataforma online na Cloud da Amazon (AWS) recorrendo a ferramentas como o R, web APIs do Twitter, Google News, Google Finance, Yahoo News, Yahoo Finance e Financial Times. O objetivo deste estudo passa por criar uma base de dados para modelação com uma granularidade de 15 minutos incluindo como possíveis variáveis explicativas todas as noticias publicadas das fontes acima referidas para o Tesco e SKY. Posteriormente, recorrendo a uma técnica de GARCH multiplicativos, diversos modelos econométricos foram desenvolvidos com o objetivo de efetuar previsões a um passo dos retornos dos preços das ações acima referidos. Se efetivamente a informação do social media for relevante, deverá ser observado uma melhoria nas previsões dos retornos das ações. No decorrer do documento, será apresentado a metodologia utilizada no estudo e a sua aplicação em dados com elevada frequência. No geral, podemos concluir que a informação do social media é residualmente relevante para modelar e prever os retornos dos preços das ações e, nos modelos sem informação do Twitter, o segundo melhor modelo para o Tesco e o melhor modelo para a SKY, inclui informação do social media. No que se refere às fontes utilizadas, pode-se concluir que o Google Finance e o Financial Times relevam maior importância nos movimentos dos retornos das ações do que o Yahoo Finance e/ou Twitter, apesar de tal relevância ser muito residual e próxima de zero.


Trabalho final de Mestrado