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Efeitos do Consumo Digital na Imprensa Escrita: Evidência Empírica para os Jornais Diários Portugueses.

Aluno: Nuno Duarte Fialho Sanches Borges Dos Santos


Resumo
O mercado dos media em geral é um dos sectores mais sensível ao choque tecnológico da digitalização. No caso particular da imprensa escrita, as investigações existentes, não sendo concordantes, apontam pistas para a existência de efeitos positivos (ou de complementaridade), negativos (ou de substituição) ou mesmo neutrais entre os consumos digital e impressos. Dada a escassez de dados e investigações no mercado Português, o presente trabalho constitui uma investigação de natureza assumidamente empírica na pesquisa de efeitos de causalidade entre o consumo digital e o consumo em papel no mercado da imprensa escrita diária em Portugal. Na perspectiva de cariz aplicado da investigação, a investigação adopta a metodologia VAR como veículo para o estudo da (não-) causalidade à Granger. No caso, tanto numa perspectiva individual através de modelos VAR independentes para cada um dos títulos, bem como numa perspectiva global e conjunta com modelos VAR para painéis de diferentes segmentos de mercado (mercado total, desporto, economia e negócios e informação geral). Um dos pontos centrais da investigação prende-se com a utilização de variáveis exógenas. A incorporação destes factores revela-se particularmente importante na eliminação de efeitos e causalidades espúrias. Ao não encontrar fortes evidências estatísticas de causalidade e de dinâmicas de longo-prazo, a investigação acaba por não partilhar o pessimismo dos que defendem a canibalização das edições impressas pelas edições digitais (ou o optimismo dos que defendem a sua complementaridade), orientando antes para a importância e relevância dos contéudos e dos seus diferentes efeitos nos dois tipos de consumo.


Trabalho final de Mestrado