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Education and Agricultural production in Mozambique: The case of maize.

Aluno: Natacha Rivi Bruna


Resumo
RESUMO Este Trabalho Final de Mestrado analisa a relação existente entre os níveis de educação e a produção do milho em Moçambique entre 1992 e 2013, tendo como base um modelo de econometria espacial de dados em painel. Através dos outputs obtidos foi possível identificar um spatial error effect positivo e estatisticamente significativos, o que indica que a existência de auto correlação espacial se verifica entre as diferentes províncias em relação à produção do milho, e esta é considerada positiva. Apesar de se verificar uma relação negativa entre os níveis de educação técnica e a produção do milho em Moçambique, existem evidências de que incrementos na produção do milho podem ser explicados pela obtenção de educação primária e secundária e pelo aumento do número de escolas. Sendo assim, a educação deverá ser considerada uma importante questão para o desenvolvimento da agricultura. É importante realçar que os resultados obtidos neste estudo consideram-se consistentes com as conclusões alcançadas em outros países relativamente ao facto de que a educação primária e secundária apresentam impactos superiores na produção agrícola em relação a qualquer outro nível educacional.


Trabalho final de Mestrado