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Impacto do Processo de Bolonha no Mercado de Trabalho Português

Aluno: Joao Pedro Reis Serra Garra


Resumo
O Processo de Bolonha aparece com o objetivo de criar, o chamado, Espaço Europeu de Ensino Superior (EHEA), onde é possível existirem cursos superiores comparáveis entre os países europeus, empregabilidade e mobilidade de estudantes, graduados e professores, assim como contribuir para uma aprendizagem ao longo da vida dos cidadãos europeus. Neste sentido, a reforma de Bolonha veio trazer um novo paradigma estrutural ao sistema de ensino superior Europeu e pode ter originado um diferente padrão de comportamento dos principais agentes envolvidos (estudantes, governos e escolas). Várias análises empíricas têm testado/estimado os impactos da reforma de Bolonha no sistema de ensino superior. No entanto, o número de análises dedicadas em avaliar os efeitos da reforma de Bolonha no mercado de trabalho são ainda poucas e encaradas com alguma relutância, uma vez que a reforma é recente e os dados são escassos. Assim, o objetivo principal deste trabalho é encontrar evidência do impacto do Processo de Bolonha no mercado de trabalho Português. As nossas principais conclusões seguiram uma estratégia de diferença-em-diferenças (DD) e mostram uma significância estatística do estimador DD, mas apenas no modelo feminino. Contudo, futuras análises deverão considerar variáveis estruturais, como as taxas de (des)emprego, de forma a refinar o modelo numa visão agregada de equilíbrio entre a oferta e a procura.


Trabalho final de Mestrado