Aluno: Ricardo Miguel Correia Santana
Resumo
Este Projeto tem como objetivo determinar um conjunto de ferramentas que possam ser implementadas no Labinov da Polícia Judiciária (PJ) para a facilitação de ideias e melhoramento do funcionamento deste laboratório. Este Laboratório de Inovação está integrado na Direção de Serviços de Inovação e Desenvolvimento (DS-ID), uma unidade orgânica da Polícia Judiciária, de apoio à Investigação Criminal (Polícia Judiciária, 2017).
Com a utilização da metodologia qualitativa, através da análise documental, juntamente com o recurso a entrevistas etnográficas, procura-se compreender as dinâmicas e estímulos à inovação empregues em diversas instituições do Estado, como a Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM), a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) através do LabX, o Instituto Nacional de Administração (INA) a Marinha portuguesa e o Exército português e também na Europol ao nível internacional.
Após efetuada esta análise, o resultado deste projeto resultou num conjunto de conclusões como a identificação da necessidade de investimento em Recursos Humanos (RH) e a continuidade da aposta em ferramentas tecnológicas.
Trabalho final de Mestrado