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Participação portuguesa no projecto KC-390 da Embraer: Desafios no âmbito da Gestão da Tecnologia e da Inovação

Aluno: Tiago Manuel Dos Santos Oliveira


Resumo
O setor da indústria aeronáutica foi desde sempre reconhecido por elevada qualidade e complexidade. Os atributos do setor transparecem nos seus produtos, sendo poucas as criações humanas que são desenvolvidas com um nível de exigência tão elevado como as aeronaves. Um dos projetos mais recentes da Embraer é o KC-390, uma aeronave de transporte militar tático. O projeto de desenvolvimento conta com a participação de diversos países e, desde logo, Portugal, através das OGMA e dos consórcios Better Sky e Compass. Do ponto de vista da Gestão de Tecnologia e Inovação, o projeto KC-390 instiga diversos desafios centrados nas empresas, estes diretamente ligados com as suas competências e propostas, tornando-se também premente a sua identificação numa perspetiva de aprendizagem sobre a evolução da indústria aeronáutica portuguesa. Neste âmbito foi desenhado um estudo de caso tendo como objetivo caracterizar o envolvimento de Portugal no projeto e os desafios que se colocam às empresas. A dissertação permitiu concluir que Portugal não está a tirar pleno partido da oportunidade que representa o projeto, o qual fica marcado por um conflito entre as perspetivas industrial, defesa e económica. Tal afetou o sucesso dos dois consórcios envolvidos. Por um lado o consórcio Better Sky, centrado nas aeroestruturas, foi selecionado e enfrentou desafios de capacitação. Por outro lado o consórcio Compass, centrado no software e sistemas, aguarda ainda resposta da Embraer e onde os desafios são de desenvolvimento tecnológico. No final é de admitir, contudo, que o projeto contribuiu para melhorar a credibilidade tecnológica do país.


Trabalho final de Mestrado