Aluno: LuÍs Pedro Gomes Pereira
Resumo
Nos dias de hoje a ciência assume um papel de importância, visto que a aprendizagem, inovação e o conhecimento representam elementos cruciais para o desenvolvimento e competitividade das empresas.
O que vem sendo desenvolvido para fomentar o crescimento local face à realidade em que o país está inserido, são as Incubadoras de empresas. Essas incubadoras ajudam pequenas empresas a tornarem-se independentes, oferecendo-lhes estrutura e serviços de apoio ao negócio. No fim do período de incubação o que se espera é que a empresa incubada consiga sua independência, consiga concorrer no mercado de forma a atingir êxito e assim ultrapassando a competitividade do mercado.
Em maio de 2010, tendo em conta a situação em que Portugal se encontrava e a desertificação do interior do país, mais concretamente em Oliveira do Hospital, foi criada a BLC3, uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo criar investigação aplicada e impulsionar empresas para serem lançarem no mercado. Esses incentivos tornaram possível mostrar que mesmo em crise e numa região fustigada pela desertificação é possível desenvolver uma região economicamente e dinamizar o território.
Esta tese, partindo da experiência ainda recente do nosso país, tenta avaliar a importância dos BLC3 para a Região de Oliveira do Hospital e região centro do país.
Trabalho final de Mestrado