Aluno: Maria LuÍsa CÔrte-real Machado Ventura
Resumo
A mudança paradigmática trazida pela globalização e pelas novas tecnologias de
comunicação alterou o processo científico, e a ciência, enquanto processo colaborativo e
competitivo nunca antes tinha usufruído de tantas oportunidades. Neste contexto interessa
compreender as implicações dessas mudanças nas dinâmicas de comunicação científica
entre pares, centrais à geração de novos conhecimentos.
Este trabalho apresenta-se na forma de um estudo de caso da Fundação Champalimaud,
uma instituição científica portuguesa criada em 2004, e cujo objetivo principal é a
produção de conhecimento que contribua ativamente para o combate de doenças
oncológicas, neurológicas e de visão a nível mundial. O seu rápido crescimento e
reconhecimento internacional levantam a questão de qual a influência da sua estratégia
de comunicação entre pares nas suas prospetivas de crescimento.
Através de uma análise das iniciativas que protagoniza, demonstra-se a importância
estratégica da comunicação científica no crescimento da Fundação Champalimaud, que
se revelou essencial não só a nível da comunicação entre pares, igualmente formal e
informal, mas também ao nível pedagógico e de divulgação junto de vários públicos,
nacionais e especialmente internacionais.
Trabalho final de Mestrado