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O espaço do gestor de ciência na universidade: um estudo de caso

Aluno: Susana PatrÍcia Quaresma Mendes


Resumo
Atualmente, muitas universidades têm equipas de gestores de ciência e tecnologia que apoiam os investigadores na gestão dos seus projetos de investigação e desenvolvimento (I&D). Estes profissionais desempenham um papel fundamental durante o ciclo de vida de cada projeto assente no conhecimento que têm dos mecanismos de financiamento e das suas regras. Contudo, na Europa não é uma profissão reconhecida pela lei ou regulamentada. Em Portugal, o estado de maturidade da gestão de ciência ainda se encontra num nível incipiente. As políticas científicas não espelham a realidade do que acontece no ecossistema de I&D, onde os gestores de ciência têm assumido uma importância cada vez maior. No campus da Caparica está concentrado um elevado número de bolsas do European Research Council (ERC) e é a sede de uma das instituições nacionais com maior financiamento europeu do Horizonte 2020 (H2020). Encontramos aqui a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA), o Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias (UNINOVA) e a Associação para a Inovação e o Desenvolvimento da FCT (NOVA.ID.FCT). O presente trabalho destina-se à análise da gestão de ciência praticada neste ecossistema sob a perspetiva dos gestores, através da realização de inquéritos e entrevistas. As duas principais abordagens focaram a gestão de ciência praticada no campus da Caparica e o relacionamento entre os gestores de ciência do campus. As conclusões do estudo revelam que o modelo de gestão de ciência praticado no campus da Caparica deve ser repensado e os recursos humanos existentes poderão ser maximizados.


Trabalho final de Mestrado