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ESTABELECIMENTO E DINAMIZAÇÃO DE COMUNIDADES DE PRÁTICA PARA PROFESSORES NUMA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA

Aluno: Rui Pedro Lages GalvÃo Pinto


Resumo
A Escola é um local que tem vindo a sofrer múltiplas transformações, fruto de ser parte integrante da sociedade onde está inserida. O papel do professor tem vindo a ser alterado face às múltiplas exigências económicas, sociais, políticas e de teor administrativo. Ao longo deste projecto pretendeu-se desenvolver seis desafios conceptuais que permitissem criar numa escola básica e secundária o suporte institucional para desenvolver uma cultura de colaboração, aprendizagem e responsabilidades partilhadas entre os professores, assim como, dotar a escola com as estratégias necessárias para melhorar o seu desempenho. Através de uma das ferramentas da gestão do conhecimento: As comunidades de prática (CdP). Este modelo procurou potenciar o capital humano dos professores de forma a capturar, criar, partilhar e difundir conhecimento pela escola. De forma a ir ao encontro das necessidades da escola em geral e dos professores em particular, foi feita uma análise SWOT. A partir desta análise, verificou-se a importância da sua implementação para criar uma estratégia que permitisse avançar com a abordagem mais correcta. Foi criado um plano estratégico a três anos que permitisse integrar as CdP em paralelo com a estratégia da escola para o triénio. Pretende-se assim, tornar a escola, uma organização aprendente, possibilitando que os professores sejam construtores de conhecimento quando lhes são dadas as oportunidades e as condições para potenciar o capital humano da organização. Esta forma de trabalhar em escolas básicas e secundárias pode ser um caso de sucesso, mas tornar-se-á fundamental a vontade e colaboração dos órgãos de gestão.


Trabalho final de Mestrado