Aluno: Armindo Gabriel Ferreira De Sousa
Resumo
Atualmente, a inovação e o investimento em investigação & desenvolvimento (I&D) aparentam ser fatores de diferenciação e vantagem competitiva no panorama organizacional, independentemente da indústria em questão. A procura pela inovação constante e melhoria contínua, assim como pela realização de atividades de I&D, é realizada de várias formas e com vários objetivos. A Indústria Têxtil e Vestuário encontra-se num momento onde a evolução é constante e a inovação um pilar. Adicionalmente, a qualidade e competência melhoradas foram sempre os meios requeridos para que esta indústria se globalizasse e internacionalizasse. Deste modo, no ambiente incerto atual, o setor têxtil aposta na inovação contínua e persistente, com o objetivo de melhorar e de definir novos standards, através das atividades acima mencionadas e das suas ligações.
Por conseguinte, o objetivo deste trabalho é demonstrar que a colaboração tem um papel importante na procura pela inovação através das várias atividades realizadas pelas empresas, na Indústria Têxtil e Vestuário Portuguesa. Em adição, pretende-se também demonstrar que as atividades de I&D estão positivamente ligadas à inovação.
Os principais resultados revelam que a realização de atividades de I&D está ligada à inovação, sendo esta uma ligação positiva. Além disso, concluiu-se que as colaborações com fornecedores e clientes têm uma relação positiva com a inovação, mas não moderam a relação entre as várias atividades e a inovação.
Esta dissertação permitiu explorar relações numa indústria pautada pela inovação e melhoria contínua, onde é proposta a colaboração como fator moderador, aumentando o conhecimento sobre esta indústria.
Trabalho final de Mestrado