Search button

BUSINESS INTELLIGENCE COMO FATOR PARA VANTAGEM COMPETITIVA

Aluno: Lucas De Aguiar Lopes Daniel


Resumo
O crescimento global da importância e da disponibilidade de dados para as organizações fez surgir a necessidade de sistemas da informação inteligentes capazes de analisar esses dados para auxiliar a estratégia e a tomada de decisões. Assim, o objetivo desse trabalho é entender a importância da Business Intelligence como alternativa para promover a vantagem competitiva de empresas, afinal, a B.I. surge da evolução de tecnologias, processos e metodologias organizacionais que passam a ser mais ágeis e precisos, aumentando assim a capacidade de transformar informações em dados para gerar conhecimento e consequentemente para a tomada de decisão. Diante do contexto acima, foi empreendida uma pesquisa qualitativa utilizando a metodologia Delphi com 28 profissionais da Business Intelligence, questionando benefícios, dificuldades, utilização e a relação de importância da B.I. com a tomada de decisão nas organizações. Concluiu-se que a vantagem competitiva é essencial para a organização, e mais do que nunca, nos dias atuais, desenvolver meios de atingir e manter essa vantagem irá ditar a evolução ou a morte das empresas, e o B.I., mesmo precisando superar algumas barreiras, oferece uma gama de benefícios diretamente ligados à vantagem competitiva.


Trabalho final de Mestrado