Aluno: Isabel Ambar E Silva
Resumo
O lítio é o elemento metálico mais leve que se conhece e ocorre na natureza fazendo parte de diversas espécies minerais, em cerca de 145 espécies minerais (Moura & Velho, 2011). Estes recursos minerais não são renováveis, o que torna o lítio um ativo estratégico com potencial de alavancar um cluster tecnológico. Portugal tem que decidir como vai usar esse ativo e manter-se na cadeia de valor e de transformação do metal.
Neste estudo, o foco estratégico é exploratório e o tema escolhido foi ?O Futuro da Exploração do Lítio em Portugal no Horizonte 2030?. Tendo em conta os objetivos exploratórios do estudo, realizou-se um exercício de prospetiva tecnológica, através do Scenario Planning, onde foi possível realizar um workshop com vários especialistas de diferentes organizações e áreas de conhecimento (geologia, gestão, inovação, ambiente).
Da análise do workshop foi possível constatar que os especialistas consideram importante a perceção social entre o equilíbrio ambiente e economia e a execução de políticas e a capacidade de investimentos. A partir deste ponto, identificamos as incertezas cruciais e definimos a estrutura dos cenários. Foram ainda descritas quatro imagens diferentes do futuro.
O futuro da exploração do lítio em Portugal está por definir, o que torna este estudo um ponto de partida para outros estudos e para a definição de estratégias.
Trabalho final de Mestrado