Aluno: Paula Da Costa GonÇalves CaruÇo
Resumo
Diplomacia Científica, uma expressão frequente nos últimos tempos, cruza políticas de investigação e inovação com objetivos de política externa, em três dimensões: Ciência na Diplomacia, Diplomacia para a Ciência e Ciência para a Diplomacia. Open Innovation, Open Science, Open to the World, é a estratégia diretamente ligada à implementação do programa europeu Horizonte 2020, estando a Diplomacia Científica inserida no objetivo Open to the World.
O presente trabalho teve por objetivo estudar o estado da arte da Diplomacia Científica e tentar aferir a sua expressão em Portugal: em que termos e tipo de ações se manifesta, investigando para o efeito a capacitação científica e tecnológica, a cooperação científica internacional e a mobilidade de investigadores, através de uma análise de dados e documental.
A concretização do trabalho permitiu confirmar que Portugal apresenta ações que se enquadram no objetivo Open to the World. O surgimento do Brexit com possíveis efeitos na investigação colaborativa do Reino Unido, relevante para Portugal, e a importância da Diplomacia Científica na resolução de problemas através da Ciência e da Tecnologia, com recurso ao soft power, justificaram a sua inclusão no presente estudo.
Trabalho final de Mestrado