Aluno: Paulo Alexandre Barros Machado
Resumo
A mobilidade urbana encontra-se num momento de viragem, na eminência de fortes e incontornáveis mudanças. A próxima década poderá trazer uma alteração do paradigma com a crescente digitalização da economia e a emergente pressão climática a poderem ter um impacto profundo nesta temática.
O objetivo deste trabalho é realizar um exercício de Prospetiva sobre a problemática da mobilidade urbana centrando a análise no fenómeno da economia partilhada. Definiu-se a cidade de Lisboa como o objeto de estudo e 2030 como o horizonte. Para tal, utilizou-se o processo de Scenario Planning através da metodologia logico-intuitiva.
Os principais resultados mostram-nos que, independentemente das evoluções possíveis, a economia partilhada é uma tendência que continuará a afirmar-se no futuro e as políticas públicas serão decisivas para uma mudança de paradigma na mobilidade urbana. Este trabalho procura contribuir para a reflexão sobre o tema através da exploração de futuros alternativos e contrastantes (Cenários).
Trabalho final de Mestrado