Search button

WHEN PLATFORMS TEAM UP: THE ROLE OF STRATEGIC PARTNERSHIPS IN THE INTERNATIONALIZATION OF DIGITAL PLATFORMS

Aluno: Ricardo Daniel Pacheco De Almeida


Resumo
O fenómeno das plataformas é central para o paradigma socioeconómico atual. Em poucas décadas, o modelo de negócio das plataformas conseguiu alterar fundamentalmente múltiplas indústrias. É um tópico que, embora extensivamente estudado pelos investigadores, ainda produz descobertas. O presente estudo pretende contribuir para esse esforço, explorando o papel das parcerias na internacionalização das plataformas digitais, dos pontos de vista da Gestão Estratégica e de Gestão de Negócios Internacionais. A questão de investigação sobrejacente a este estudo é formulada com base numa revisão de literatura sobre o modelo de negócio das empresas plataforma e o seu processo de internacionalização: Como é que os ecossistemas de plataforma locais são desenvolvidos e estabelecidos? Para responder a esta questão, é desenvolvido um caso de estudo explanatório com base em dois casos altamente contrastantes: a Microsoft Portugal e a Too Good To Go Portugal. Este trabalho descobre que as parcerias podem desenvolver ecossistemas de plataforma e criar oportunidades de negócio em mercados estrangeiros. As plataformas capacitam os seus parceiros com ferramentas e conhecimento por forma a desenvolver e enriquecer ecossistemas. O termo parceiro inclui múltiplas empresas a desempenhar diversos papéis, organizadas de forma hierárquica. As plataformas alavancam parcerias locais e, por vezes, internacionais, aumentando a competitividade local. Ainda assim, parcerias internacionais podem não se traduzir diretamente em parcerias locais. Finalmente, fatores como a credibilidade da empresa plataforma no mercado e o seu alinhamento estratégico com o contexto ético, social e ambiental, podem ter uma influência positiva na sua difusão em mercados e ecossistemas no estrangeiro.


Trabalho final de Mestrado