Aluno: Tiago AndrÉ Vicente Narciso
Resumo
Este trabalho final de mestrado (TFM) debruça-se sobre as várias abordagens de gestão da qualidade nas organizações e tem as seguintes questões de partida: quais as inovações incrementais das abordagens aos sistemas de inovação e qual a sua difusão? E de que forma elas inferem no modelo sistémico de inovação?
O nosso objetivo é identificar, analisar e avaliar as inovações incrementais das abordagens de gestão da qualidade, nomeadamente a Total Quality Management (TQM), Lean Management, Six Sigma, e a ISO 9001, de forma a evidenciar o que cada uma trouxe ao nível da melhoria de processos, ferramentas e técnicas contributivos para os sistemas de gestão da qualidade das organizações (SGQ). Pretendemos ainda evidenciar a inferência das quatro abordagens referidas no modelo sistémico de inovação.
Em termos de metodologia, é efetuada uma revisão da literatura bibliográfica, trabalhada em duas fases. Na primeira, é realizada uma literatura bibliográfica exploratória, em que se procura conhecer e familiarizar as abordagens inovadoras para reflexão. A segunda consiste numa pesquisa à literatura bibliográfica teórica e explicativa das 4 abordagens, durante a qual identificamos e analisamos algumas técnicas, estratégias e modelos inventados durante a sua evolução, avaliando-os como inovações incrementais das diversas abordagens da gestão da qualidade (AGQ). Analisamos e avaliamos também a inferência destas abordagens no modelo sistémico da inovação. A apresentação dos resultados é feita através de estudos de caso às abordagens para a gestão da qualidade aplicadas do tempo.
Trabalho final de Mestrado