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A Importância da Inovação e Brand Equity no Futebol. Estudo de Caso: Sport Lisboa e Benfica

Aluno: Joao Maria Marques Guedes Dos Santos


Resumo
Os diferentes modelos de negócio têm vindo a sofrer alterações sobretudo devido ao atual contexto económico. Perante um mercado cada vez mais competitivo e onde existem cada vez mais players é necessário que as empresas criem valor diferenciado para os clientes / parceiros. Essa diferenciação pode ser obtida através das diferentes vertentes do fenómeno da inovação: inovação nos produtos/serviços (radical ou incremental); inovação nos processos internos (essencialmente para aumentar a eficiência em termos de custos); inovação organizacional. Assim, a gestão do Sport Lisboa e Benfica, que, enquanto clube goza de um elevado grau de brand equity devido à fidelidade, emoção e lealdade que os seus adeptos e associados (que são os clientes finais) transmitem, nos últimos anos tem-se destacado dos restantes clubes (mais no plano nacional) através do fator inovação que aplica em diversas áreas: produtos e serviços; modelos de negócio; processos internos. Esta aposta em produtos e serviços inovadores, em consonância com uma prestação desportiva (num plano europeu) positiva, nos últimos anos, tem possibilitado ao Benfica figurar, constantemente, na lista dos 30 clubes europeus com receitas mais elevadas.


Trabalho final de Mestrado