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INOVAÇÃO EM PME E A CONTRIBUIÇÃO DAS REDES DE RELACIONAMENTOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA INDÚSTRIA DO VINHO DA PENÍNSULA DE SETÚBAL

Aluno: PatrÍcia SÁ Vitorino


Resumo
O processo de inovação tem sido amplamente reconhecido como elemento estratégico para as organizações melhorarem sua competitividade, sustentado sob uma dinâmica interativa de aprendizagem. Estudos nessa área temática argumentam que esse processo se estabelece de diferentes modos, o Modo DUI e Modo STI, em diferentes setores e com diferentes intensidades. Esta pesquisa, voltada à investigação das interações no Modo DUI, tem como objetivo verificar como é o desempenho de inovação em empresas da indústria do vinho da Península de Setúbal e como suas redes de relacionamentos contribuem para esse processo. Reforçam a relevância desta pesquisa: o reconhecimento da inovação como fator de competitividade, a contribuição das redes nesse processo, o nível de intensidade tecnológica predominante na indústria portuguesa e a representatividade das PME no contexto econômico nacional. A metodologia utilizada foi a de estudo de casos múltiplos, com fins exploratórios, seguindo uma abordagem qualitativa, com base na realidade de duas empresas produtoras da região. Os resultados mostram que essas empresas têm implementado alguma inovação em suas unidades, sendo as inovações de tipos diferentes e sustentadas por diferentes tipos de relacionamentos. As redes de relacionamentos estabelecidas nesses processos apresentam-se bastante limitadas quanto ao número e tipo de atores envolvidos, sendo eles, predominantemente, fornecedores. Nos casos estudados os relacionamentos avaliados e sua componente informal têm forte contribuição no processo. Apesar dos resultados, é evidente que essas redes de relacionamentos precisam ser ampliadas para sustentarem um desempenho continuado de inovação e melhores vantagens competitivas.


Trabalho final de Mestrado