Search button

Internacionalização de Empresas InsurTech Plataforma

Aluno: Ernesto Xavier Herrera Leon


Resumo
Até à data, há falta de estudos académicos sobre InsurTechs plataforma e a sua internacionalização, especialmente, as oriundas de regiões em desenvolvimento como a América Latina. Portanto, surge a necessidade de explorar três questões relevantes que ajudariam a compreender melhor o processo de internacionalização atual deste tipo de empresas. (1) como é que as InsurTechs plataforma tomam as decisões sobre os mercados estrangeiros a abordar? (2) como ultrapassam os desafios defrontados na internacionalização? e, (3) como estas InsurTechs aplicam a inteligência artificial para superar as liabilities of foreignness e outsidership? Estas questões foram abordadas adotando uma metodologia qualitativa. Os dados empíricos utilizados neste trabalho incluem estudos de caso de três InsurTechs plataforma latino-americanas. Os resultados indicam que a envolvente macroeconómica e a perceção de existência de vantagens competitivas específicas relacionadas à tecnologia são relevantes na tomada de decisões. Para enfrentar os desafios as InsurTechs preocupam-se pelo estabelecimento de parcerias no mercado estrangeiro, como instrumento de estímulo e alavancagem de efeitos de rede. Finalmente, verifica-se que o desenvolvimento de capacidades tecnológicas permitiu superar os desafios de adaptação da plataforma ao novo ambiente estrangeiro e mediante a aplicação da inteligência artificial conseguiram criar relações mais intensas, através de um melhor conhecimento dos utilizadores, ao mesmo tempo que torna possível controlar melhor o comportamento destes e vinculá-los á plataforma.


Trabalho final de Mestrado