Aluno: Hugo David Lisboa Neves
Resumo
O advento da economia da internet trouxe grandes transformações na forma como as empresas comercializam e distribuem os seus produtos e serviços. Este fenómeno foi impulsionado por um processo de desintermediação, que alterou a forma como os clientes e fornecedores realizam os seus negócios. Assim, passou a existir uma maior oferta, mais barata, com maior alcance e também acessível.
Considerando as empresas de desenvolvimento de software, o surgimento de uma plataforma como o cloud computing, permitiu a estas empresas a disponibilização das suas tecnologias seguindo um modelo de negócio baseado no Software-as-a-Service.
Esta investigação procura estudar empresas de desenvolvimento de software que tenham iniciado um processo de adaptação ao SaaS e, consequentemente, verificar quais foram as principais transformações que tiveram de realizar.
A análise incidiu sobre quatro empresas portuguesas de software. Uma destas empresas é de grande dimensão e as restantes são pequenas e médias. Simultaneamente, duas destas empresas estão atualmente a desenvolver esse processo de adaptação ao SaaS, enquanto outras duas já se encontram estabelecidas no mercado com soluções desse tipo.
Ao estudar a adoção do SaaS por parte destas empresas verificaram-se duas situações. A primeira diz respeito ao tipo de adaptações desenvolvidas, que são diferentes de acordo com a dimensão da empresa; a segunda é que a dimensão não impede uma empresa grande ou pequena de adotar um modelo SaaS. Analisando ainda os fatores que potenciam o crescimento de uma empresa que adote um modelo de SaaS, foram destacados a acessibilidade e a escalabilidade como os mais vantajosos.
Trabalho final de Mestrado