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A Co-Criação de Experiências como Factor de Inovação no Turismo

Aluno: Carla Joana Freitas FranÇa


Resumo
O turismo é um sector experiencial, onde a interação personalizada com o usufrutuário pode contribuir para a entrega de um serviço diferenciado. A participação do usufrutuário pode influenciar a criação e entrega do serviço, existindo a possibilidade de as empresas turísticas cocriarem valor em conjunto com os seus clientes. O presente trabalho pretende estudar a relação entre o esforço de interação com o usufrutuário, a co-criação e o seu resultado em termos de melhorias e criação de novos serviços turísticos. Com este fim, foram analisadas quatro empresas de turismo sediadas em Portugal, com serviços experiências e potencial co-criativo. Para facilitar a identificação e análise das dimensões em estudo foi elaborado, com base na literatura, um quadro de análise conceptual que poderá ser adaptado a investigações futuras sobre experiências nos serviços. Concluído o estudo, foi possível identificar a importância de uma interação relacional entre a empresa e o cliente no estímulo de atividades co-criativas. A interação com o cliente poderá proporcionar à empresa acesso a ideias e conhecimento que poderão gerar valor acrescentado, através de melhorias nos serviços e processos comerciais.


Trabalho final de Mestrado