Aluno: Sara Bruna Dos Santos Alves
Resumo
O mar está cheio de novas oportunidades. Complementariamente ao setor tradicional, muitas representam um crescimento potencial e uma margem competitiva. À luz destas possibilidades, a investigação científica é responsável por novas formas de exploração deste recurso chave que assume um papel predominante no futuro de Portugal.
Analisando uma destas atividades, mais precisamente a exploração de recursos vivos e não vivos, torna-se evidente a exigência e o nível de desenvolvimento tecnológico, massa crítica e multidisciplinaridade que é necessária. Existe um investimento considerável a ser feito, tanto nesta como noutras áreas marítimas ? embora haja um risco associado ainda relevante.
As políticas marítimas de Portugal, bem como da Europa, desempenham um papel crucial na concretização desses investimentos, havendo sinais de um aumento na investigação e na sua eficiência. No entanto, ainda são evidentes falhas e deficiências que devem ser colmatadas para um total aproveitamento das novas estratégias.
Trabalho final de Mestrado