Search button

- OS JOVENS PORTUGUESES E O PARLAMENTO EUROPEU: UMA ANÁLISE DO SEU CONHECIMENTO E ENVOLVIMENTO NA POLÍTICA EUROPEIA

Aluno: VitÓria Da Paz Lopes De SÁ


Resumo
A presente dissertação prende-se com o desenvolvimento duma investigação centrada na relação dos jovens portugueses com a única instituição da União Europeia eleita por sufrágio universal direto, o Parlamento Europeu. Começando por ser uma das instituições europeias mais desprovidas de poder, o Parlamento Europeu tem vindo a afirmar-se enquanto instituição legislativa no seio da União Europeia, aumentando os seus poderes e autoridade política com a aprovação dos vários Tratados. Todavia, a introdução de eleições diretas não veio colmatar o défice democrático europeu, afirmando-o. Representando os jovens europeus um papel crucial na continuidade do projeto europeu, revela-se importante compreender o conhecimento que os jovens portugueses têm acerca da casa da democracia europeia, bem como, entender se este conhecimento os conduz a um maior envolvimento nas iniciativas políticas europeias e a uma maior participação eleitoral. Analisando o caso português, com base em inquéritos, conclui-se que os jovens reconhecem o valor do Parlamento Europeu, tendo, porém, um conhecimento ainda insuficiente acerca da instituição. São os jovens que nutrem conhecimentos mais aprofundados e com maiores níveis de escolaridade que mais votam e mais participam nas iniciativas do Parlamento Europeu.


Trabalho final de Mestrado