Aluno: Mariana Nunes Domingos
Resumo
A presente Dissertação do Mestrado em Economia Internacional e Estudos
Europeus tem como objetivo a verificação das hipóteses, inicialmente colocadas,
que evidenciam o poder de transformação que a Educação tem sobre o
crescimento económico das sociedades. Quando se fala em sociedades,
entende-se um conjunto restrito de países que são analisados em particular. Os
países selecionados para integrar esta análise têm em comum o facto de, numa
determinada fase da sua História, terem integrado a antiga União Soviética, ou
terem sido governados por um regime socialista, e, atualmente, todos eles se
identificam como membros da União Europeia. Os países em análise
evidenciaram-se no desenvolvimento europeu como outliers ao percurso normal
realizado pelos restantes, sendo necessário entender qual o fator que determina
esta diferenciação. A análise qualitativa realizada procurou encontrar uma
correlação entre duas variáveis, dependente e independente, relacionadas,
respetivamente, com Educação e Crescimento Economico, sendo estas o RNB
per capita e a Média dos anos de Escolaridade. Os resultados desta análise,
confirmam que as hipóteses iniciais se consideram verdadeiras tendo em
consideração os países que se encontravam distantes do caminho que era
esperado para os mesmos, consoante o seu contexto histórico e o seu
crescimento económico.
Trabalho final de Mestrado