Aluno: Tatiana Marina De Oliveira Monteiro Correia Padinha
Resumo
Este estudo procura analisar se uma desvalorização monetária é capaz de eliminar défices das balanças correntes. Mais, procura estudar o efeito de uma desvalorização sobre o crescimento económico.
Para isso foi feita uma análise estatística a 47 episódios históricos de desvalorização/depreciação das respetivas moedas. Concretamente, utilizou-se a taxa de câmbio efetiva real para analisar, em cada um dos episódios, as consequências de uma desvalorização sobre a taxa de crescimento do PIB, o investimento, a taxa de desemprego, a taxa de inflação e o saldo da balança corrente. Os episódios foram divididos em quatro grupos: desvalorização alta e taxa de desemprego alta; desvalorização alta e taxa de desemprego baixa; desvalorização baixa e taxa de desemprego alta; desvalorização baixa e taxa de desemprego baixa.
Concluiu-se em todos grupos que os défices das balanças correntes foram eliminados. Mais, nos casos em que à partida a taxa de desemprego era alta, a desvalorização produziu efeitos muito positivos no crescimento económico. Nas situações em que à partida a taxa de desemprego eram baixa, observou-se um abrandamento do crescimento económico e um ligeiro aumento das taxas de desemprego.
Trabalho final de Mestrado