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The Competitiveness of China and India in the European Union (15)

Aluno: Ana Luisa Paulino Coutinho


Resumo
O presente estudo procura examinar a competitividade da China e de Índia na União Europeia com base em valores do comércio internacional, num horizonte temporal de 2001 a 2009. Primeiramente, reflectir-se-á sobre a ambígua definição de Competitividade bem como os diversos métodos de medição deste conceito. Posteriormente, procurar-se-á analisar o crescimento das exportações da China da Índia, particularmente para o mercado Europeu. Para o efeito foram utilizadas algumas metodologias: a análise da Vantagem Comparativa Revelada, a qual permite captar quais os produtos em que a China e a Índia apresentam Vantagem Comparativa a nível mundial; a análise da Quota de Mercados Constantes, a qual pretende verificar se a Competitividade explica o crescimento das exportações para o mercado Europeu; e a análise baseada na combinação do Índice de Complementaridade com o Índice de Orientação Geográfica, a qual permite identificar os produtos em que ainda existe potencial, para a China e a Índia, expandir as suas exportações para a União Europeia, sobre certas circunstâncias. Os resultados da análise empírica sugerem que as exportações da China e da Índia são competitivas em produtos identificados pelas três metodologias, tendo capacidade para aumentar em alguns casos as suas exportações para o mercado Europeu. De ressalvar que continuam a existir barreiras aduaneiras aplicadas em produtos importados pela União Europeia. Este factor pode impedir o crescimento das exportações de produtos com potencial de comércio e consequentemente poderá explicar o facto das exportações Chinesas e Indianas não beneficiarem de todo o seu potencial.


Trabalho final de Mestrado