Aluno: Marco Nicola MacrÍ
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar alguns dos elementos que desencadearam a transformação económica da Alemanha, desde o período imediatamente posterior à sua unificação até à hegemonia económica europeia que detém atualmente .
Desde o final da década de 1990 até o início dos anos 2000, a Alemanha era frequentemente referida como "the sick man of Europe". Hoje, após a Recessão de 2009, ela se estabeleceu como o motor do continente e superpotência regional.
A primeira parte do estudo diz respeito ao processo que permitiu a queda dos salários reais, o que consequentemente causou uma redução no custo unitário do trabalho.
Além disso, a German Central-European Supply Chain (GCESC), que representa uma cadeia global de valor entre a Alemanha e quatro países do antigo bloco soviético, teve de certa forma importância nas mudanças que afetaram a Alemanha na última década.
Em seguida, a análise também descreve o impacto que a moeda do euro pode ter tido sobre a economia, ou seja, se ela teve alguma influência sobre o desenvolvimento do comércio.
Os resultados sugerem que todos os elementos analisados nesta investigação, especificamente o crescimento comprimido dos salários, a integração na cadeia de valor identificada como a Cadeia de fornecimento da Alemanha Central e a moeda do euro tiveram alguns impactos na vantagem competitiva.
Trabalho final de Mestrado