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As PMEs em Portugal - A Necessidade de Inovação Tecnológica e Organizacional como Estratégia Internacional

Aluno: Maria Margarida Carriche Ribeiro


Resumo
RESUMO O objectivo da investigação leva-nos a tentar identificar, quais as variáveis mais importantes para identificar a existência de uma estratégia de internacionalização deliberada, específica das PME. Procedemos ao estudo da política da EU para estas empresas e utilizamos o referencial das políticas top-bottom, para proceder à observação do impacto destas directivas no tecido empresarial português. O método utilizado foi o inquérito por questionário, dirigido a 500 PME, de diferentes sectores de actividade, que resultou numa taxa de resposta de 13,2 %,com relevância para as empresas da indústria transformadora. A base da investigação é o universo das micro, pequenas e médias empresas, cuja caracterização é feita com base na definição da EU. A conclusão a que chegamos é que a escolha dos parceiros não é utilizada como uma estratégia deliberada de internacionalização, continuando as empresas a dar particular atenção às relações directas com os clientes. Tendo em consideração a inexistência da estratégia deliberada, questionamos quais as alterações a introduzir na estrutura organizacional para ultrapassar esta dificuldade, nomeadamente na escolha dos parceiros, que sejam úteis para a formação de uma rede.


Trabalho final de Mestrado