Aluno: Marta Isabel Da Silva Guerreiro Rebelo
Resumo
A importância crescente da globalização faz com que a preservação dos valores culturais seja crítica na determinação da competitividade dos lugares turísticos.
A Antiga Confeitaria de Belém em Lisboa é um símbolo regional de incontestável valor e os pastéis de Belém são, não só uma insígnia regional, mas um doce reconhecido mundialmente.
A presente dissertação explora as motivações e intenções comportamentais dos turistas estrangeiros pelo doce mais conceituado da região de Lisboa, sugerindo o seu impacto na procura turística. Esta dissertação foi baseada numa análise exploratória com recurso a um inquérito elaborado para alcançar os objetivos da investigação. Este inquérito foi realizado a turistas estrangeiros dos cinco continentes que visitaram as instalações da Antiga Confeitaria de Belém. A análise exploratória na sua essência propõe-se avaliar a importância da autenticidade da doçaria regional na satisfação dos turistas estrangeiros.
Os resultados mostram que os turistas estrangeiros preferem produtos típicos quando visitam um local em vez de produtos e marcas internacionais.
Tais resultados foram interpretados com base na literatura do Comportamento do Consumidor, presente em artigos científicos, livros e outros trabalhos de investigação. Também se utilizou como suporte informação relativa aos pastéis de Belém, assim como dados estatísticos relacionados com o turismo.
Tendo em conta a natureza exploratória deste trabalho, os resultados alavancam novas propostas que se espera poderem alimentar futuras investigações.
Trabalho final de Mestrado