Aluno: AntÓnio Augusto GonÇalves SimÕes
Resumo
A presente dissertação foca a eficiência na utilização dos portos marítimos portugueses no presente século, designadamente entre 2005-2015, com destaque para os fatores que a influenciaram, tendo como questão principal ?Quais os fatores que contribuíram para a eficiência na utilização dos portos portugueses para o comércio marítimo no período 2005-2015?. Para responder à questão recorreu-se, basicamente, a inquéritos direcionados a empresas de navegação utilizadoras destes portos e a dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes. A análise é feita com destaque para a evolução dos movimentos de contentores marítimos nos portos portugueses, mas incluindo os movimentos das restantes cargas. A importância dos contentores prende-se com o seu impacto positivo no transporte marítimo, através do seu contributo para o aumento da eficiência dos portos. Conclui-se que os fatores que determinaram a eficiência na utilização destes portos marítimos foram: tamanho/capacidade; desgaste das máquinas; burocracia na hora de realizar embarques e desembarques; condições de trabalho dos funcionários; e estiva. Destes fatores, o tamanho/capacidade foi o que teve maior influência na eficiência dos portos, dado que a falta de capacidade para receber navios de maior porte ou um maior número de contentores marítimos determinou a diminuição da procura por parte das empresas de navegação por portos como o de Lisboa, que sofreu uma diminuição na sua utilização e foi ultrapassado por outros portos como o de Sines e Leixões, por serem mais eficientes neste fator.
Trabalho final de Mestrado