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As Cadeias Globais de Valor e a Nova Geografia do Comércio Mundial: O caso do Setor Têxtil

Aluno: Joana Isabel EstÊvÃo Pereira Pinto


Resumo
A geografia do comércio mundial tem verificado contínuas alterações ao longo dos anos, especialmente nas últimas décadas, com os países a fortalecerem entre si os laços comerciais através de uma contínua deslocalização do processo produtivo. O estudo a que me proponho neste trabalho pretende analisar a evolução do setor têxtil e de vestuário, um setor tradicional, cuja operação se tem alterado devido não só aos diferentes custos de produção verificados de país para país, como ao fator da automação, que tem vindo a obrigar os países desenvolvidos a adaptarem-se a esta nova realidade. Assim, este estudo centra-se na realidade de oito países Europeus, com especial destaque para o caso português, e inclui a análise do caso da China cuja ascensão tem sido de extrema importância para o setor em análise. Neste trabalho o objetivo passará pela análise detalhada das alterações verificadas na geografia comercial do setor têxtil e de vestuário, pretendendo chegar a conclusões relativamente à fragmentação da produção, deslocalização da produção e posições de destaque no referido contexto. A análise será suportada teoricamente e conduzida pela utilização do modelo Input- Output de Leontief, Especialização Vertical, e por dados numéricos fornecidos pelo Banco de Portugal, The World Bank e pela World Input-Output Database (WIOD).


Trabalho final de Mestrado