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Análise da Dependência do Setor do Turismo Português em Relação aos Mercados Externos

Aluno: Maria InÊs Rebola Santos


Resumo
A presente dissertação de mestrado tem como objetivo avaliar o eventual impacto das políticas públicas implementadas nos últimos anos em Portugal sobre a evolução da dependência do setor do turismo em relação aos mercados externos. Neste sentido, analisaram-se as grandes linhas de atuação estratégica presentes nos sucessivos Planos Nacionais Estratégicos do Turismo e utilizou-se o Índice de Herfindahl Hirschman para medir o grau de concentração do setor turístico português nos mercados externos, bem como para detetar tendências de evolução desde 2005. Concluiu-se que, considerando os resultados obtidos para o Índice de Herfindahl Hirschman, é possível afirmar que a concentração de mercado, no que diz respeito aos mercados emissores, é não só relativamente baixa, ao contrário do que por vezes se afirma, como tem vindo a diminuir, não sendo, portanto, de excluir a hipótese das políticas e estratégias implementadas para o setor terem tido um efeito positivo, ainda que de forma indireta, relativamente à necessidade de diversificar mercados no sentido de atenuar a dependência excessiva em relação a determinados países, sobretudo europeus.


Trabalho final de Mestrado