Aluno: Henrique Younes Tramontina
Resumo
Em 2016, o resultado do referendo britânico favorável à saída do Reino Unido da União Europeia provocou muita preocupação na comunidade internacional e gerou muitas dúvidas a respeito do futuro do país. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar as exportações do Reino Unido para o mercado único europeu registradas no período 2010-2015, a fim de identificar o nível de competitividade dos seus produtos dentro desse mercado de destino. Para isso, além de alguns indicadores que permitiram conhecer o panorama comercial do Reino Unido, utilizou-se das metodologias das vantagens comparativas reveladas ? índice de especialização das exportações, para o âmbito do mercado único europeu ? e do constant market share analysis (CMSA). A análise leva em consideração a classificação dos produtos exportados pelas tipologias (1) fileiras produtivas, (2) graus de intensidade tecnológica e (3) fatores de competitividade. Os resultados revelam que há competitividade para certas fileiras produtivas como as de têxteis e de veículos, para produtos que envolvem médio e alto grau de intensidade tecnológica e para fatores de competitividade que envolvem custos de trabalho e economias de escala. Entretanto, apesar da variação positiva das exportações do Reino Unido no período analisado, verificou-se que a competitividade dos produtos britânicos não foi o fator responsável por esse crescimento, mas sim o dinamismo da procura do mercado europeu, que viu uma grande recuperação na primeira metade do período analisado.
Trabalho final de Mestrado