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Air connectivity and economic growth

Aluno: Maria InÊs Fernandes Castro


Resumo
O objetivo desta tese de Mestrado é estudar a correlação entre a conetividade aérea e algumas variáves que contribuem para o crescimento económico, e já mencionadas em estudos realizados anteriormente. Para atingir este objetivo, e relativamente aos dados da conetividade aérea, foi utilizado o modelo do Netscan. Os dados das variáveis económicas foram fornecidos pelo Banco Mundial e pela Eurostat. Os resultados empíricos desta tese, juntamente com as conclusões apresentadas na Revisão de Literatura, permitem-nos determinar que existe uma relação de causa-efeito entre a conetividade aérea e as variáveis económicas. Logo, a conetividade áerea pode contribuir para aumentar o crescimento económico dos países, nomeadamente da UE27. Em comparação com estudos realizados anteriormente, esta tese distingue os diferentes impactos que a conetividade do Aeroporto e a conetividade do Hub têm sobre as variáveis económicas que estão relacionadas com o crescimento ecomómico. Esta distinção é especialmente relevante ao nível da correlação entre a conetividade do Hub e o PIB, na medida em que a mesma é cada vez mais forte. Adicionalmente, este estudo utiliza dados específicos de aeroportos da União Europeia. É possível observar uma diferença significativa entre Portugal/Lisboa e os principais Hubs europeus. Desta forma, torna-se claro que Portugal deve aumentar a sua conetividade do Hub, que pode ser alcançada se for aproveitada a vantagem da sua localização geográfica, nomeadamente em relação aos continentes Americano e Africano. Assim, esta pode ser uma excelente oportunidade para Portugal conseguir alcançar um maior crescimento e desenvolvimento económicos.


Trabalho final de Mestrado