Aluno: Sandra JosÉ Fernandes Teles
Resumo
A internacionalização conquistou um lugar de destaque na economia internacional, estando permanentemente na agenda de quase todos os países e na agenda de empresas de diferentes dimensões, nomeadamente das PME que têm menos recursos. Tal facto levou os decisores políticos a atribuírem um crescente papel aos programas de apoio à internacionalização. Contudo, a sua configuração revela-se complexa uma vez que as empresas são diferentes realidades, logo têm diferentes necessidades. Este trabalho sobre o Programa Novos Exportadores procurou aferir, com base na literatura relevante, possíveis variáveis chave, inerentes aos recursos das empresas e também ao próprio formato dos apoios, capazes de distinguir quais as componentes mais adequadas face às diferenças entre empresas, para que posteriormente se apliquem programas mais adequados e propícios a resultados. A análise demonstrou, em primeiro lugar, que as empresas diferem entre si na satisfação e no desempenho da utilização dos programas. Em segundo lugar, apurou quais as componentes que se deverão ter em consideração na elaboração dos programas, consoante os diferentes grupos de empresas. Empresas mais experientes e com mais recursos apreciam elementos dirigidos para resultados, enquanto empresas mais limitadas valorizam componentes embrionárias mais propícias à internacionalização numa fase inicial.
Trabalho final de Mestrado