Aluno: Alexandre De Oliveira Martins Fachadas Moita
Resumo
A situação atual de alterações climáticas que atravessa o planeta Terra tem ganho mais relevância e tomado um lugar central nas agendas de organizações internacionais governamentais e não governamentais e levado estas a tomar medidas no sentido de mitigar a situação e controlar a sua progressão futura. Uma das indústrias que têm sido alvo de mais novas regras e regulamentações é a indústria automóvel com a UE recentemente a anunciar o fim da produção de veículos que emitam CO2 a partir de 2035 como parte do European Green Deal. Esta é, no entanto, apenas uma das muitas mudanças em curso num setor que tem sido pressionado para se tornar mais circular e sustentável quer na forma como produz, quer nos automóveis que fabrica e na forma como os automóveis e seus resíduos são descartados findo o seu período de vida útil.
Esta dissertação de Mestrado procura demonstrar como está a decorrer o processo de transição para uma maior sustentabilidade e circularidade do setor automóvel em Portugal, setor este que é de uma grande importância no país, representando cerca de 5% do PIB nacional em volume de negócios e sendo um dos maiores setores exportadores do país.
Os conceitos principais relacionados com o tema deste TFM: Economia Circular, transição energética e sustentabilidade, bem como a forma como estes se adaptam ao setor automóvel serão explorados neste TFM e será feita uma análise profunda às práticas de deposição e reciclagem/reutilização de diversos resíduos do setor automóvel que estão em prática em Portugal. Para além disso a sustentabilidade das fábricas automóveis portuguesas será escrutinada e serão discutidos os planos ambientais destas.
Trabalho final de Mestrado