Search button

Can Google Data Measure Market Sentiment

Aluno: Bruno Miguel Afonso Ferreira


Resumo
O propósito deste artigo, na temático de Finanças Comportamentais, é usar os dados da pesquisa on-line do Google, o maior motor de busca do mundo, e seu produto Google Trends, para criar uma variável que servirá como uma proxy do sentimento no mercado. O artigo irá concentrar-se em estudar a correlação do sentimento do mercado medido pelos dados providenciados pelo Google, com os retornos do Índice da Bolsa Portuguesa, o PSI-20. Para realizar este teste, irão ser aplicadas ambas regressões lineares de OLS e modelos VAR, usando dados do Google como uma variável independente dos retornos do PSI-20, enquanto que ao mesmo tempo, serão usados dados de outras variáveis de controlo para filtrar a análise financeira fundamental. Além disso, a proxy de sentimento criada será comparada com outras previamente utilizadas, no que toca a precisão, prontidão, e capacidade para explicar o comportamento do mercado em geral. O documento conclui que os dados do Google são realmente capazes de medir adequadamente a influência do sentimento no mercado Português, e mostra resultados mais completos do que outras proxies previamente utilizadas noutros trabalhos.


Trabalho final de Mestrado