Aluno: Mayara Alice Rocha Cabral
Resumo
O objetivo deste artigo é examinar a relação de longo prazo entre capital público e privado em Portugal.
Para determinar a existência dessa relação de longo prazo, é necessário verificar a cointegração dessas variáveis. Para tal, foi necessário determinar a ordem de integração de ambas variáveis. Foram realizados testes de ADF e PP, que exibiram evidências de que tanto o capital público como o privado são I(2).
Realizando o teste de Johansen, evidências estatísticas de uma possível relação de longo prazo entre capital privado e público foram encontradas. Sendo que essas variáveis stock obtém-se através da acumulação dos seus respetivos investimentos, foi possível estender essa relação ao nível do investimento.
Usando uma função de produção Cobb Douglas, um termo de correção foi determinado. Adicionando essa variável à função de investimento privado, tanto o termo de correção como o investimento público revelaram-se estatisticamente significativos. As estimativas dessas variáveis sugerem a existência de crowding-out.
No entanto, os resultados do termo de correção devem ser interpretados com cautela. Por causa do número de vetores de cointegração determinados, testes de causalidade de Granger foram realizados. Como não foram encontradas evidências de causalidade Granger, a direção da causalidade entre o setor público e o privado não está claramente especificada.
Trabalho final de Mestrado