Aluno: Francisco Nunes Moutinho Salgado Ruano
Resumo
O presente trabalho tem como objectivo avaliar se a política monetária não convencional, levada a cabo pela Reserva Federal Norte-Americana (FED) entre Janeiro de 2009 e Setembro de 2012, teve impacto na recuperação do Mercado Accionista dos Estados Unidos da América no referido período.
Em primeiro lugar, começamos por apresentar a teoria económica referente à transmissão da política monetária para os restantes agregados macroeconómicos, os canais através dos quais essa transmissão se processa e, em particular, através do canal do mercado accionista. Apresentamos, também, a teoria relativa ao modo como os programas de Quantitative Easing afectam os diversos activos financeiros e, em especial, a evolução do mercado accionista.
Em seguida, e no espírito da Arbitrage Pricing Theory (APT), desenvolvemos um modelo GARCH que nos permite avaliar quais as variáveis macroeconómicas, financeiras e de política monetária convencional e não convencional, que influenciaram a evolução do mercado accionista norte-americano no período supra referido.
Verificamos que a quase totalidade das variáveis consideradas têm um impacto estatisticamente significativo no mercado accionista quando consideramos períodos temporais longos, mas aparentam não ter impacto em períodos de instabilidade financeira, como os vividos entre Janeiro de 2009 e Setembro de 2012. De referir, também, que não encontramos evidência empírica de que os programas de Quantitative Easing, lançados pela FED após Janeiro de 2009, tivessem tido um impacto directo e permanente na recuperação do mercado accionista norte-americano.
Trabalho final de Mestrado