Aluno: AntÓnio Jorge Esteves Da Silva
Resumo
O objetivo deste trabalho é estudar se a adoção do euro e de uma política monetária única conduziram a alterações no mecanismo de transmissão da política monetária e nas interações entre a política monetária, a política fiscal e o stress financeiro na zona euro.
Concluímos que os factos estilizados da transmissão da política monetária permanecem válidos. No entanto, a resposta do produto e, principalmente, da variável fiscal e do stress financeiro a um choque de política monetária parece ser mais forte no período pós-UEM. Estas alterações podem sinalizar um maior grau de sincronização das economias dos países da área do euro após a adoção da moeda única.
Relativamente aos choques fiscais e de stress financeiro, a inclusão no período pós-UEM do período correspondente às crises do subprime e da dívida soberana conduz a mudanças, não apenas na escala, mas também nos padrões das respostas das variáveis principais do nosso modelo.
No geral, podemos concluir, por um lado, que o período das crises de subprime e de dívida soberana contribuíram significativamente para a definição das funções de resposta a impulsos no pós-UEM e, por outro lado, se esses períodos de turbulência financeira forem excluídos da análise, as respostas das variáveis macro a choques monetários, fiscais e de stress financeiro no período pós-UEM são de uma notável pequena magnitude.
Trabalho final de Mestrado