Aluno: LuÍs Carlos Pais GonÇalves
Resumo
O objectivo desta dissertação é o estudo dos efeitos das políticas orçamental e monetária, bem como as suas interacções (policy mix), e uma curta análise sobre a causalidade entre a despesa pública e a receita fiscal.
Foi utilizada a metodologia SVAR para analisar tais interrelações entre estas variáveis com dados para os EUA e Zona Euro (EMU).
No geral, os resultados mostram que estes dois casos apresentam diferenças significativas. Primeiro, enquanto no caso dos EUA existe evidência de política orçamental Keynesiana, o mesmo não se aplica no caso da Zona Euro. Segundo, considerando os efeitos da crise económica e financeira global, existe evidência de efeitos não-Keynesianos da política orçamental no caso da Zona Euro (consolidação orçamental expansionista), o que não se verifica no caso dos EUA.Terceiro, existe evidência que corrobora a relação inversa entre as taxas de juro de política monetária e inflação no caso dos EUA, o que não se verifica no caso da Zona Euro (puzzle).
Por fim, ambas as políticas parecem ser complementares, ou seja, estas tendem a mover-se na mesma direcção. Outra semelhança aparece quando é analisada a relação entre despesa pública e receita fiscal, onde existe evidência de políticas orçamentais restrictivas.
Trabalho final de Mestrado