Aluno: Bernardo Maria Marques Moraes Sarmento
Resumo
A sustentabilidade é uma temática relevante no mundo empresarial, influenciando a estratégia e competitividade das empresas. Embora não haja uma definição universalmente aceite para sustentabilidade, a sua importância na estratégia empresarial é inegável. Como resultado, tem havido um aumento significativo nos estudos que exploram a relação entre sustentabilidade e desempenho financeiro das empresas.
Este estudo realiza uma análise empírica que examina o impacto das classificações ESG no desempenho financeiro das empresas, através do ROE. Utilizando uma análise de regressão e uma amostra, inicialmente, constituída pelas 100 maiores empresas cotadas na Euronext Paris (2021).
Os resultados revelam que a sustentabilidade, medida pelos critérios ESG, tem um impacto direto, embora modesto, no desempenho financeiro das empresas. O impacto é negativo. Esta conclusão contribui para o debate em curso sobre a relação entre sustentabilidade e desempenho financeiro. Alguns estudos sugerem que práticas sustentáveis melhoram o desempenho, enquanto outros apontam para o sentido contrário.
À medida que a sustentabilidade se torna fundamental na estratégia empresarial, os indicadores ESG têm um papel crescente na tomada de decisões. No entanto, este estudo destaca que adotar práticas sustentáveis não garante necessariamente um melhor desempenho financeiro. Os critérios ESG procuram, principalmente, tornar as empresas sustentáveis, não necessariamente mais lucrativas.
Em suma, os resultados enfatizam a complexidade da relação entre sustentabilidade e o desempenho financeiro. As empresas são, cada vez mais, desafiadas a equilibrar os benefícios intangíveis da sustentabilidade, como a reputação e a gestão de riscos, com os resultados financeiros de curto prazo. A sustentabilidade é um fim em si mesma, visando a longevidade das empresas, no entanto os investidores estão cada vez mais atentos a essa dimensão.
Trabalho final de Mestrado