Aluno: JoÃo Pedro Diogo Mendes
Resumo
As empresas e o Estado têm cada vez mais um papel maior no cumprimento de caminho para a Sustentabilidade, algo promovido pela Organização das Nações Unidas, com a Agenda 2030, onde foram estabelecidos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sendo necessário entender como estes conceitos se podem implementar no setor empresarial, e de que maneira este prioriza e como se relaciona com o Estado Português.
Neste Trabalho Final de Mestrado compreende-se numa primeira fase, uma revisão de literatura que discute temas como a Responsabilidade Social tanto nas empresas como no Estado, e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, durante um intervalo de tempo desde 2018 a 2021.
Com base numa metodologia, executada pela KPMG, de análise qualitativa de relatórios empresariais, como relatórios de contas, relatório de sustentabilidade, e integrados; absorvendo dados das empresas como os Objetivos mais mencionados como prioritários, referindo a importância do setor de atividade em que cada empresa se insere, e com análise de indicadores definidos pelas empresas relacionados com as prioridades para as empresas, comparando com dados públicos do Instituto Nacional de Estatística e do Governo Português.
As empresas têm todas algum tipo de plano de concretização de sustentabilidade, promovendo diferentes Objetivos, apresentando algumas semelhanças, diferenciando-se entre setores em que cada empresa se situa. Concluindo que existe uma pequena relação entre as empresas cotadas e o Estado, notando-se alguma discrepância entre os dois setores. As diferenças notam-se devido às distintas necessidades que cada setor responde e diferentes objetivos e interesses do cumprimento e da perseguição dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, existindo ainda uma necessidade de as empresas entenderem como implementar as suas prioridades na atividade diária.
Trabalho final de Mestrado