Aluno: Arlley Pereira De Araujo
Resumo
O mercado de transporte aéreo público é geralmente explorado por poucas empresas, de
modo que as estratégias de mercado dessas empresas podem influenciar as decisões das
rivais e impactar os preços ao consumidor. Este setor tem sido marcado por grande fluxo
de entradas e saídas de empresas aéreas. Em maio de 2021, a Agência Nacional de
Aviação Civil (ANAC) aprovou o pedido da empresa Itapemirim Transportes Aéreos
Ltda. para a exploração de serviços de transporte aéreo público no mercado doméstico
brasileiro. A empresa aplicou uma estratégia de entrada de mercado agressiva, levando a
preços bastante competitivos. Considerando este cenário, o objetivo deste trabalho foi
avaliar como os preços das passagens aéreas das empresas incumbentes do mercado
doméstico de aviação do Brasil foram impactados após a entrada da empresa Itapemirim
Transportes Aéreos Ltda. Duas respostas poderiam ser esperadas da entrada da empresa:
uma redução dos preços das passagens das empresas incumbentes, resultante do efeito
competitivo; ou o efeito deslocamento, levando ao aumento do preço das incumbentes,
com o objetivo de beneficiar-se de seus clientes já fidelizados. Foram recolhidos os dados
da distância dos voos em quilometros, o consumo de combustível em litros, o número de
passageiros pagantes, a quantidade de assentos ofertados, a quantidade em quilograma de
bagagem transportada, a tarifa média praticada e o RPK (Revenue seat kilometer) apurado
em cada rota para fins de análise. Um modelo de efeitos fixos bidirecional com dados em
painel foi performado para a avaliação deste impacto. Para avaliar o impacto da entrada
da empresa na dispersão dos preços foi calculado o coeficiente de Gini. Também foram
analisadas as curvas de Lorenz e Lorenz Generalizada. Os resultados mostraram que o
preço das passagens aéreas das empresas incumbentes reduziu em uma magnitude
estimada de 6,4% no período posterior à entrada. Os achados também indicaram um
aumento da dispersão da distribuição no período que sucedeu a entrada da empresa, com
um aumento do preço nos últimos decis da distribuição e uma redução do preço nos
primeiros decis. Concluiu-se que a entrada da nova empresa foi prontamente assimilada
pelas incumbentes, de forma que o efeito competitivo pode explicar a redução identificada
no preço (por distância) das passagens. A entrada foi benéfica especialmente aos
consumidores mais sensíveis aos preços das passagens.
Trabalho final de Mestrado