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Impactos nas tarifas das empresas incumbentes do mercado de aviação do Brasil após a entrada da Itapemirim Transportes Aéreos

Aluno: Arlley Pereira De Araujo


Resumo
O mercado de transporte aéreo público é geralmente explorado por poucas empresas, de modo que as estratégias de mercado dessas empresas podem influenciar as decisões das rivais e impactar os preços ao consumidor. Este setor tem sido marcado por grande fluxo de entradas e saídas de empresas aéreas. Em maio de 2021, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou o pedido da empresa Itapemirim Transportes Aéreos Ltda. para a exploração de serviços de transporte aéreo público no mercado doméstico brasileiro. A empresa aplicou uma estratégia de entrada de mercado agressiva, levando a preços bastante competitivos. Considerando este cenário, o objetivo deste trabalho foi avaliar como os preços das passagens aéreas das empresas incumbentes do mercado doméstico de aviação do Brasil foram impactados após a entrada da empresa Itapemirim Transportes Aéreos Ltda. Duas respostas poderiam ser esperadas da entrada da empresa: uma redução dos preços das passagens das empresas incumbentes, resultante do efeito competitivo; ou o efeito deslocamento, levando ao aumento do preço das incumbentes, com o objetivo de beneficiar-se de seus clientes já fidelizados. Foram recolhidos os dados da distância dos voos em quilometros, o consumo de combustível em litros, o número de passageiros pagantes, a quantidade de assentos ofertados, a quantidade em quilograma de bagagem transportada, a tarifa média praticada e o RPK (Revenue seat kilometer) apurado em cada rota para fins de análise. Um modelo de efeitos fixos bidirecional com dados em painel foi performado para a avaliação deste impacto. Para avaliar o impacto da entrada da empresa na dispersão dos preços foi calculado o coeficiente de Gini. Também foram analisadas as curvas de Lorenz e Lorenz Generalizada. Os resultados mostraram que o preço das passagens aéreas das empresas incumbentes reduziu em uma magnitude estimada de 6,4% no período posterior à entrada. Os achados também indicaram um aumento da dispersão da distribuição no período que sucedeu a entrada da empresa, com um aumento do preço nos últimos decis da distribuição e uma redução do preço nos primeiros decis. Concluiu-se que a entrada da nova empresa foi prontamente assimilada pelas incumbentes, de forma que o efeito competitivo pode explicar a redução identificada no preço (por distância) das passagens. A entrada foi benéfica especialmente aos consumidores mais sensíveis aos preços das passagens.


Trabalho final de Mestrado