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SITUAÇÃO E TENDÊNCIAS DO EMPREGO NA ÁREA STEM (SCIENCE, TECHNOLOGY, ENGINEERING AND MATHEMATICS) E TRANSIÇÃO DIGITAL EM PORTUGAL: ENSINO, FORMAÇÃO E REMUNERAÇÕES

Aluno: ClÁudio Miguel Martins AparÍcio


Resumo
Resumo A educação desempenha um papel importante no desenvolvimento do mercado de trabalho e no crescimento da economia mundial, atualmente, marcada pela constante evolução tecnológica e capacitação digital, esta acelerada durante a crise pandémica da covid-19, e existindo uma procura crescente de mão-de-obra mais qualificada em diversos setores de atividade. Este trabalho procura contribuir para um melhor conhecimento da situação e tendências das profissões STEM assim como da formação de nível universitário nas áreas STEM e determinar os fatores explicativos da evolução dos ganhos individuais que podem ser obtidos para os níveis superiores de educação. Tendo como fonte de dados principal os Quadros de Pessoal do MTSSS, são analisadas as profissões STEM, na década de 2011 a 2021 no sentido de identificar características e encontrar tendências em relação às profissões STEM. Com base na equação minceriana dos salários são analisados os fatores explicativos dos salários usando uma amostra composta por empregados a tempo completo que trabalham no sector privado e possuem habilitação universitária (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Com base nos resultados obtidos é possível concluir que: há um aumento dos ganhos salariais pelos anos adicionais de escolaridade e para os diplomados do ensino superior na última década; existe um prémio salarial para as profissões STEM; a experiência e a antiguidade na empresa contribuem para o crescimento dos salários; existe desigualdade salarial entre homens e mulheres e também é desigual a participação nas profissões STEM.


Trabalho final de Mestrado